quinta-feira, 22 de março de 2012

Favacal, Penela - A Escola Primária

Ontem ao almoço parei num dos meus sítios favoritos aqui de Ansião/Penela do Pinhal (eucaliptal) Interior.
Por trás da igreja fica a escola primária, pelo estado em que está deve estar abandonada já há alguns anos, mas não deixa de ser um edifício típico e mesmo imponente.
As traseiras têm uma vista fabulosa para a zona antiga da aldeia.

PS: 23.03.2012 O Facebook tem destas coisas existe uma página da aldeia do Favacal  e sobre esta escola o Pedro Duarte escreveu:
" A minha Escola Primária que Nostalgia! Encerrou as portas quando terminei o 4ºano(1994/95) com 6 Alunos, ano lectivo espectacular fomos para o Algarve- Vale de Parra, Albufeira com o Professor Joaquim Ventura que presenteou os alunos com as maravilhas do Sul...Zoomarine, costa Algarvia, Cabo de S.Vicente, Espanha-Vila Real ST., praias,visitas...um sem fim de coisas agradaveis que nenhum outro Professor/a teve a ideia de fazer. Actualmente é muito triste ver a Escola a degradar-se ou ruir podia ser alvo de um projecto de Intervenção Municipal para efeitos de Turismo/ Aldeias do Xisto, Museu, outro centro de apoio ao BTT como na Aldeia Vizinha, Centro Social para População e Aldeias Vizinhas, podia ser tanta coisas mas foi completamente abandonada e ignorada como a maioria das Escolas que encerrou as portas pela desertificação do interior. Ficam as Saudades e os bons momentos Alegres do inicio da minha Educação Cultural."

Obrigado pela informação

1 comentário:

Filipe disse...

O desenho ficou fantástico.É tal e qual. Abc Filipe P.