quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Avelar/ Ansião e o Peixe

Apesar de distar pouco mais de 25 km do Mar, os restaurantes da zona não têm peixe no menu e quando têm é cozido (Maruca e Perca) que não gosto, peixe cozido é para quando se está doente, é isso e canja.
Bom... há mais... bacalhau mas digamos que, mesmo cozinhado de mil maneiras, passados alguns dias enjoa só de olhar.
Se insistirmos muito ( e tenho de reconhecer a boa vontade dos restaurantes da zona) arranja-se uma dourada ou robalo (de viveiro) ou carapaus. Para um apreciador de peixe grelhado como eu, a oferta é limitada.
Ontem ao jantar, enquanto os meus colegas se deliciavam com uns pasteis de bacalhau com arroz de tomate, foi oferecida uma truta grelhada (de viveiro claro), apesar da minha renitência inicial, tenho algumas condicionantes ao peixe do rio, concordei e mandei vir, fiquei fã e vou repetir, no final rabisquei os despojos de guerra, enquanto na mesa se combinava uma ida a Alge, nome do rio que passa aqui na zona provar as iguarias que por lá se fazem, ciceronados por um local, a ver vamos.

1 comentário: